Carla Gonçalves

A Comissão Organizadora do XXI ENEB revela, com grande entusiasmo, um novo cientista que irá estar presente no nosso Speed-Meeting!

Licenciou-se em Biologia Celular e Molecular na FCT-UNL e seguidamente tirou o mestrado em Microbiologia Aplicada na FCUL. A sua tese de mestrado focou-se no estudo dos processos de domesticação em leveduras do género Saccharomyces, amplamente conhecidas pelo seu papel biotecnológico na produção de vinho, cerveja, entre outras bebidas. Deste trabalho surgiram duas publicações (PNAS e Nature communications) numa das quais (PNAS), em parceria com laboratórios dos EUA e Argentina, se descobriu a linhagem que deu origem à levedura que hoje é amplamente usada para produção de cerveja. Após este projecto começou a interessar-se por biologia evolutiva em geral, continuando a trabalhar em leveduras mas de outras linhagens. O doutoramento que está a realizar está associado aos processos evolutivos de adaptação de uma certa linhagem de leveduras a ambientes ricos em açúcares (néctar de flores). Conseguiu identificar possíveis genes envolvidos, assim como inúmeros fenómenos de transferências horizontais de genes, um fenómeno que é ainda raro em eucariotas e portanto de extremo interesse.

É fascinada pela multidisciplinaridade da ciência pelo que o meu interesse em geral é aliar metodologias “wet-” e “dry-lab” de forma a ter uma visão muito mais abrangente dos processos evolutivos.

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out /  Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out /  Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out /  Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out /  Change )

w

Connecting to %s