Leonor Rodrigues

A Comissão Organizadora do XXI ENEB revela, com grande entusiasmo, mais um Speed-meeting – desta vez, podem contar Leonor Rodrigues – com a sua experiência, será deveras uma mais valia para entender que o mundo académico está cheia das mais diversas opções e que as dúvidas sobre o que, enquanto estudantes, poderemos vir a ser no futuro não são de todo um obstáculo breve e natural.

Leonor começou os seus estudos em Biologia na Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa em 2007, confiante de que o que queria realmente fazer era estudar genes e proteínas. Depois de ter tido 10 a Biologia Molecular e Genética, percebeu que afinal essa área não era para ela.

No 3º ano da Licenciatura, acabou por escolher o ramo de evolução e desenvolvimento e em 2011 entrou no mestrado de BED, convencida de que seria incapaz de escolher entre estas duas disciplinas. No entanto, após 3 longos meses de angústia, acabou por escolher a deriva genética e a selecção natural, em detrimento dos embriões de galinha e ratinho.

Esta escolha levou-a a Montpellier (ISEM, UM2), onde fez a sua tese de mestrado, co-orientada pela Sara Magalhães e a Isabelle Olivieri. Quando foi para lá, era suposto trabalhar com genética quantitativa mas rapidamente percebeu que as perguntas que mais a entusiasmam em evolução estão relacionadas com reprodução e acabou por estudar conflitos sexuais e estratégias de acasalamento no ácaro-aranha Tetranychus urticae. A verdade, é que ficou tão entusiasmada que quis continuar este projecto e fazer dele o meu doutoramento.

Desde 2012 que está no grupo Adaptation in Heterogeneous Environments do cE3c (mundialmente conhecido por “the Mighty Mite Squad”), liderado pela Sara Magalhães, a explorar este tema.

Recentemente, terminou o seu doutoramento intitulado “The effect of sexual and host-endosymbiont conflicts over sex allocation and mating strategies in the spider mite Tetranychus urticae”.

Desde então, com uma bolsa de pós-doutoramento, tem explorado potenciais correlações genéticas entre diferentes caracteres envolvidos na competição por parceiros sexuais e na competição por recursos.

Advertisements

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out /  Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out /  Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out /  Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out /  Change )

Connecting to %s