Margarida Sanches Vaz

A Comissão Organizadora do XXI ENEB revela, com grande entusiasmo, um novo cientista que irá estar presente no nosso Speed-Meeting!

Margarida Sanches Vaz licenciou-se em Análises Clínicas e Saúde Pública, pela Escola Superior de Tecnologia da Saúde de Lisboa em 2011. De seguida, de forma a aprofundar os seus conhecimentos de biologia, prosseguiu com o mestrado em Biologia Molecular e Genética da Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa. Foi durante o mestrado que foi para o Instituto de Medicina Molecular para iniciar um projeto exploratório que combina o estudo de duas infeções parasitárias entre Trypanosoma e Plasmodium, responsáveis pela doença do sono e malária, respetivamente.

Em 2015, iniciou o seu doutoramento com a entrada no programa doutoral LisbonBioMed da Faculdade de Medicina da Universidade de Lisboa. Desde então, continua a sua investigação que pretende perceber como é que uma infeção primária por Trypanosoma modula uma infeção secundária por Plasmodium, mais precisamente o estadio hepático da última. Durante o seu primeiro ano de doutoramento, desenvolveu parte do seu projeto no Institut Pasteur, onde aprendeu técnicas de microscopia intravital.

Ao longo da sua carreira de investigação científica, a Margarida adquiriu capacidades e conhecimentos em diferentes áreas das ciências biomédicas, desde biologia molecular, cultura celular, infeções in vivo e in vitro (T. brucei e P. berghei), e microscopia de imunofluorescência.

Advertisements

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out /  Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out /  Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out /  Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out /  Change )

Connecting to %s