Experimentação Animal

A Comissão Organizadora do XXI Encontro Nacional de Estudantes de Biologia revela, com grande entusiasmo, mais um Workshop de cariz Científico.

Apesar da investigação científica “caminhar” para modelos que evitem a utilização de animais para fins experimentais ainda não existem modelos que consigam simular a complexidade fisiológica de um organismo vivo, em particular de vertebrados.

A experimentação animal tem progredido no sentido de aplicar o princípio dos 3 R´s bem como o desenvolvimento de metodologias e legislação que permitam minimizar o sofrimento e aumentar o bem-estar em experimentação animal.

O presente workshop, orientado pelo professor Mário Diniz, pretende abordar as diversas questões relacionadas com os aspetos legais em vigor em experimentação e bem-estar animal, os principais modelos biológicos utilizados bem como as metodologias alternativas atuais.
Numa segunda vertente, mais prática, pretende-se demonstrar as técnicas e procedimentos básicos utilizados na experimentação animal com roedores e algumas técnicas cirúrgicas.

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out /  Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out /  Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out /  Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out /  Change )

w

Connecting to %s