Uma Visão Dourada da NAnomedicina

O Dr. Pedro Viana Baptista utiliza nanopartículas para drug delivery e/ou silenciamento de genes, e para o desenvolvimento de nanobiossensores para diagnósticos clínicos moleculares rápidos, fiáveis e com baixo custo. Sabias que recentemente foi distinguido com o Prémio de Mérito Científico Santander Totta/Universidade Nova, pelo desenvolvimento de um teste colorimétrico para a detecção da tuberculose, baseado na utilização de nanopartículas de ouro que mudam de cor quando detectam o DNA do patogénio?

Em 1996, o Dr. Pedro Viana Baptista licenciou-se na Faculdade de Farmácia da UL. Em 2000, realizou o seu PhD em Human Molecular Genetics na School of Pharmacy da University of London, após o qual veio para a FCT/UNL como professor assistente da cadeira de Genética Molecular. Foi nesta altura que entrou no CIGMH e criou o Nanotheranostics Group, focado na funcionalização de nanoparticulas de ouro com oligos de ssDNA para estudos de expressão genética, através de uma abordagem de deteção não cruzada. Este mecanismo de deteção não cruzada é um modelo e estratégia fundamental dentro do grupo e tem sido aplicado para a avaliação da expressão de genes relacionados com o cancro e para a deteção e caracterização de Mycobacterium tuberculosis (para a gestão da Tuberculose, incluindo identificação de marcas moleculares de resistência a antibióticos). Hoje em dia, o grupo mudou-se para as terapêuticas – Nanomedicine@FCT – e faz parte da UCIBIO (Research Unit in Biomolecular Sciences).

O Dr. Pedro Viana Baptista é, hoje em dia, Professor com Agregação na FCT/UNL em Genética Molecular e Nanomedicina e coordena o grupo de Nanomedicina na FCT/UNL focado na biofuncionalização de nanopartículas com locais alvo e de silenciamento e sua aplicação em drug delivery e/ou em silenciamento de genes, na avaliação da toxicologia das nanopartículas em modelos in vivo, no desenvolvimento de nanobiossensores e dispositivos microfluídos para aplicações em diagnóstico e estudos de reconhecimento biomolecular de DNA/RNA. Na interceção com a Genética Molecular e Nanotecnologia, focaram a sua investigação no uso de nanopartículas de metais nobres (principalmente ouro e prata) para novas plataformas de diagnóstico e terapias.

Este orador esteve envolvido em mais de 22 projetos nacionais e Europeus, publicou 13 capítulos de livros, possuí mais de 130 papers em revistas internacionais multidisciplinares de elevado impacto e várias patentes. O Dr. Pedro Viana Baptista tem sido um avaliador especialista de projetos de investigação internacionais e redes em Nanomedicina/Nanobiotecnologia. Este também tem sido um assessor para mais de 9 jovens investigadores post-doc, tem supervisionado 15 estudantes PhD e 24 estudantes MSc.

Em 2012, o Dr. Pedro Viana Baptista ganhou o prémio de mérito científico – Prémio Santander-Totta/Universiade Nova de Lisboa com a sua investigação em Nanopartículas de Ouro, baseada em hibridação sem cruzamento por Diagnóstico Molecular TB.

Em 2015, esta nanotecnologia colorimétrica foi adaptada para a companhia Startup de nanodiagnóstico Nano4 Global Lda, onde é co-fundador.

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out /  Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out /  Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out /  Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out /  Change )

Connecting to %s