Plantas “saudáveis” – aproximações genómicas em resposta a preocupações públicas

A Drª Carlota Vaz Patto dedica-se ao melhoramento de plantas a partir do estudo dos genes responsáveis por características tais como a qualidade, o aroma, o sabor e resistência a stresses bióticos e abióticos. Não percam a oportunidade de assistir e ouvir esta grande investigadora, que dedicou um dos seus estudos à descoberta dos parâmetros do milho relacionados com a qualidade da nossa tão portuguesa “Broa de Milho”.

A Drª Carlota Vaz Patto obteve o seu doutoramento em “Production Ecology and Resource Conservation” na Wageningen University, Holanda em 2001. Graus anteriores incluem um Mestrado em Melhoramento de Plantas pelo CIHEAM e uma Pós-Graduação também em Melhoramento de Plantas pelo IAMZ, Espanha. É licenciada em Engenharia Agronómica pela Universidade de Lisboa.

De 2001 a 2009, trabalhou como investigadora pós-doutorada em vários grupos de investigação nomeadamente: Universidade de Bolonha, Itália; IFAPA e IAS-CSIC, Córdoba, Espanha; e, finalmente no ITQB NOVA. Desde 2009, a Drª Maria Carlota Vaz Patto trabalhou como Investigadora Auxiliar no ITQB NOVA no âmbito do programa Ciência 2008 e atualmente como Investigadora Principal no âmbito do Programa IF-FCT. Atualmente, é chefe do Laboratório de Genética e Genómica das Características Complexas de Plantas (PlantX), incluindo a sua equipa atual dois investigadores pós-doutorados, 7 estudantes de doutoramento e dois bolseiros técnicos.

O seu principal tema de investigação é a genética quantitativa aplicada ao melhoramento de plantas, nomeadamente à identificação de genes que controlam caracteristicas agronómicas complexas, tais como a qualidade ou as resistências a estresses bióticos e abióticos, principalmente em leguminosas (feijão e Lathyrus sp.), mas também em cereais de interesse nacional (milho). Contribuiu para 45 artigos de investigação ISI, 6 capítulos de livros e mais de 145 apresentações em congressos.

É membro do comité científico da International Legume Society (ILS) desde 2012 e tem participado ativamente na organização de várias conferências internacionais um pouco por todo o mundo. É atualmente editor chefe da Legume Perspectives Magazine e editor associado das revistas Frontiers in Plant Sciences e Spanish Journal of Agricultural Research.

 

Advertisements

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out /  Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out /  Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out /  Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out /  Change )

Connecting to %s