PaleoBiologia e Paleontologia

Octávio Mateus procura fósseis de dinossauros deste os 4 anos, aos 7 realizou a sua primeira escavação arqueológica, e aos 9 fez a sua primeira descoberta científica – um dente de dinossauro carnívoro. É o único português em expedições palentológicas à Gronelândia, tendo descoberto o fóssil do maior anfíbio até à data desta região. Este Indiana Jones português é investigador do museu da Lourinhã e professor na FCT-NOVA! Vais perder a oportunidade de ouvir falar sobre algumas das descobertas que fez no âmbito das diversas escavações e expedições que realizou?!

Nascido em 1975, é Professor de Paleontologia na Universidade Nova de Lisboa (FCT). É licenciado em Biologia (Univ. de Évora) e com o Doutoramento em Paleontologia pela Universidade Nova de Lisboa. O seu principal tema de interesse é a paleontologia de dinossauros, sobretudo do Jurássico de Portugal, mas também aborda outros répteis (mosassauros, plesiossauros, crocodilos, tartarugas, etc.).

É autor ou co-autor de mais 100 publicações desde 1997 (incluindo capítulos de livros, artigos e resumos de conferências). Desde 1991 que participa e organiza em escavações de dinossauros em Portugal, sobretudo em colaboração com o Museu da Lourinhã, conhecido por sua importante colecção de dinossauros.

Em Angola descobriu o primeiro dinossauro desse país no âmbito do Projecto PaleoAngola. O seu interesse por dinossauros já o levou a realizar escavações a Estados Unidos, Brasil, Gronelândia, Laos, Tunísia, Moçambique, Mongólia, Marrocos e Angola.

Advertisements

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out /  Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out /  Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out /  Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out /  Change )

Connecting to %s