Astrobiologia: Origem e detecção de vida no Universo

Zita Martins é a primeira astrobióloga portuguesa, e uma das maiores especialistas do mundo nesta área. Esta cientista, que já cooperou com inúmeras missões espaciais, analisa meteoritos para perceber como poderá ter surgido a vida na Terra, e se existe vida fora dela. Sabias que descobriu que o choque de cometas e planetas, possibilita a síntese de aminoácidos? Não percas a possibilidade de ouvir acerca da investigação que realiza e das descobertas que tem vindo a fazer!

Foi University Research Fellow (URF) da Royal Society no Imperial College em Londres até ao Outono de 2017. É desde o início de 2017 Investigadora no Instituto Superior Técnico.

Licenciada em Química pelo Instituto Superior Técnico (2002), foi Cientista Convidada da NASA (2005 e 2006) enquanto concluía o doutoramento em Astrobiologia na Universidade de Leiden, Países Baixos (2007). Em 2012 foi Professora Convidada na Universidade Nice-Sophia Antipolis (França).

Entre 2007 e 2009 trabalhou para a missão a Marte ExoMars. Em 2009 foi galardoada pela Royal Society com uma University Research Fellowship no valor de 1 milhão de Libras. É Co-Investigadora de duas missões espaciais da Agência Espacial Europeia (ESA) que irão ser instaladas na Estação Espacial Internacional (ISS). É membro do Comité da Astrobiology Society of Britain, e membro da Phobos Sample Return Science Study Team da ESA.

Faz ativamente comunicação de Ciência, incluindo mais de 100 entrevistas sobre Ciência nos meios de comunicação social internacional, e foi selecionada pelo canal de TV BBC como Expert Scientist Women. O seu retrato foi pintado para a exposição da Royal Society sobre mulheres de sucesso em Ciência, e encontra-se neste momento na sede da Royal Society em Londres. Em 2015 foi selecionada como um dos 11 “Portugueses fora do tempo” pelo Jornal Público, e em 2016 foi selecionada como uma das “Mulheres na Ciência” pela Agência Nacional para a Cultura Científica e Tecnológica Ciência Viva.

Em 2015 foi condecorada por Sua Excelência o Presidente da República de Portugal com o título de Oficial da Ordem Militar de Sant’Iago da Espada.

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out /  Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out /  Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out /  Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out /  Change )

Connecting to %s